SÃO JORGE BATIDO (2021)


São Jorge Batido é a união dos dois mundos de Jonas: o Fado e a dança contemporânea.

Em 2021, Jonas afirma o seu legado como Fadista, com o lançamento de “São Jorge” – primeiro álbum do cantautor – e a estreia de “Bate Fado”, enquanto coreógrafo da dupla Jonas&Lander, num espetáculo que resgata a dança extinta do Fado, o Fado Batido.

“São Jorge” é o disco de estreia de Jonas que assume a qualidade de testemunho de um cidadão de Lisboa do séc. XXI, um álbum que vai desfilando episódios do interior e do exterior do quotidiano do autor, um filho de Lisboa na era do movimento.
Chegado o momento de apresentação ao vivo deste álbum, Jonas&Lander propõem-se a enriquecer “São Jorge Batido” com o legado coreográfico e cénico que vêm desenvolvendo nas suas várias criações ao longo dos últimos anos.

O concerto ao vivo de “São Jorge Batido” conta com um elenco composto por 2 a 4 bailarinos, Jonas na voz e 4 músicos (2 guitarra portuguesa, viola de Fado e baixo).
“São Jorge Batido” é também uma homenagem ao santo padroeiro mártir de Portugal que, tal como a dança do fado, anda um pouco distante da memória coletiva. É trazida à luz uma herança de imagens e movimentos ancestrais que se foram desvanecendo ao longo dos tempos. “São Jorge Batido” salienta a importância de se reconectar com a ancestralidade para sabermos um pouco melhor o que somos hoje.


Voz: Jonas
Coreografia: Jonas&Lander
Bailarinos: Catarina Campos, Lander Patrick, Lewis Seivwright e Melissa Sousa
Viola: Tiago Valentim
Guitarra Portuguesa: Acácio Barbosa e Bernardo Romão / Hélder Machado (alternadamente)
Baixo: Yami Aloelela
Piano: Lander Patrick
Desenho de Luz: Rui Daniel / Rui Braga (alternadamente)
Operação de Som: Filipe Peres / João Pedreira (alternadamente)

Casa de Produção: Associação Cultural Sinistra
Direção de Produção e Difusão: Inês Le Gué
Gestão Administrativa e Financeira: Gabriel Lapas
Assistência de Produção: Margarida Silva
Discografia: Valentim de Carvalho